Ações do Governo de Minas devem ajudar na volta do turismo no Estado
O retorno do turismo de forma gradual faz parte do programa “Minas para Minas”
Em busca de alternativas para promover o retorno do turismo, o secretário Leônidas Oliveira, em coletiva à imprensa, apresentou balanço das ações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
O programa “Minas para Minas” irá promover o retorno gradual e de forma segura das ações do turismo no Estado, junto com o “Plano Minas Consciente”.
Para isto houve recursos destinados no valor de R$ 3 milhões do Ministério do Turismo para contemplar segmentos prioritários, como a da cozinha mineira, o do turismo de aventura, rural, cultural, de experiências e de natureza.
Nas fases seguintes serão incluídos “Minas para o Brasil” e “Minas para o Mundo”.
De acordo com Oliveira, o Destino Minas Gerais adquiriu em 2020 a habilitação do selo internacional Viagem Segura, do Conselho Mundial de Viagens de Turismo, o WTTC, cumprindo protocolos sanitários recomendados por autoridades mundiais. A Secretaria estadual já iniciou o processo para concessão do selo à entidades do setor que desejem usá-lo.
O Estado Mineiro também ocupa a terceira posição no Brasil de maior emissão de selos “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo com 2,2 mil selos emitidos até dezembro de 2020. Muitos emitidos para meios de hospedagem, agências de viagem, transportadoras turísticas e bares e restaurantes.
Segundo Leônidas Oliveira a revisão do Plano Minas Consciente “consolida um esforço conjunto que traz uma nova perspectiva, a da cozinha mineira enquanto ativo social e econômico, patrimônio imaterial do estado, que atrai 31% do turismo em Minas Gerais”. Fonte: Agência Minas (modificada)