Tratamento com plasma em Alfenas para pacientes com coronavírus
O tratamento com plasma convalescente, utilizado por grandes centros e por instituições de ponta como o hospital Sírio Libanês e o Albert Einstein, também foi adotado pela Santa Casa de Alfenas em pacientes com coronavírus.
A instituição é referência no tratamento à Covid-19 na cidade e região iniciou o procedimento há 30 dias.
De acordo com a notícia divulgada no site “O Alfenense” a médica Mayra Cristina Soares Araújo, coordenadora do setor de Covid da Santa Casa de Alfenas, explica que até o momento, 50 pacientes receberam a infusão de plasma e os resultados ainda estão em levantamento, mas já foi verificado o sucesso de 60% com a medida. Conforme a médica isso fez com que diminuísse o tempo de internação do paciente e ocorresse sucesso na extubação.
Mayra Cristina enfatiza que o ideal é que o tratamento com plasma seja iniciado assim que o paciente for internado, quando é feita a sorologia desde que o paciente esteja de acordo com o tratamento.
Segundo a médica o processo começa por meio de um cadastro de pessoas que já tiveram Covid-19 há mais de 40 dias no banco de sangue da Santa Casa e, quando surge um paciente que necessita do tratamento, a equipe do banco de sangue entra em contato com a pessoa interessada em doar, que irá até o banco de sangue, onde serão feitos todos os procedimentos de sorologia e dosagem do IGG (número de anticorpos que a pessoa tem contra Covid-19), que deve estar alto no sangue.
Os critérios são os mesmos da doação de sangue, observando que a transfusão de plasma só pode ser feita com o tipo sanguíneo exato do paciente.
Cada doador doa 02 bolsas de plasma, o que vai favorecer 02 pacientes, explica a coordenadora do setor de Covid da Santa Casa.
(Fonte: O “O Alfenense”)