Ministério da Saúde destina 247 milhões para melhorar o acesso aos serviços na rede de atenção

Os estados e municípios receberão recursos para programas e voltadas as puérperas e gestantes no pré-natal. isto porque o Ministério da Saúde destinou R$ 247 milhões para melhorar o acesso aos serviços na Rede de Atenção que somam as medidas de prevenção e isolamento para evitar contágio pelo novo coronavírus.

O dinheiro servirá também para o pré-natal odontológico. De acordo com o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, a verba deve fortalecer o atendimento para identificação precoce e monitoramento de grávidas com síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave e suspeitas de contaminação pela Covid-19 e dar suporte tanto a gestantes como mulheres que acabaram de dar à luz no isolamento quando não houver condições para o distanciamento em casa.

A transferência será única, por meio do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Municipais e Distritais. As prefeituras não precisam publicar portaria para aderir ao programa.

Os gestores de saúde também devem seguir critérios técnicos, como vacinação na gravidez e pós-parto, divulgar a evolução de casos mais graves e notificar novas variantes do vírus.
Os serviços de atenção devem reforçar o treinamento das equipes para esse atendimento.

Deixe um comentário