Represa rompe e interdita ponte entre Ouro Fino e Inconfidentes
(Fonte e Fotos: Polícia Militar de Meio Ambiente)
A Polícia Militar de Meio Ambiente de Ouro Fino foi acionada a comparecer dia 14 de janeiro na Fazenda São Sebastião – bairro Tanque em Ouro Fino (MG) onde se rompeu uma barragem. De acordo com os policiais foi verificada uma barragem com talude de tamanho aproximado em 160 m² de comprimento, por 18 m² de largura e 15 m² de altura, com ainda uma área inundada de 45 mil m² e com aproximadamente 112 mil m³ de água.
Do rompimento da barragem, foram atingidas áreas de pastagem e sub-bosques de floresta de mata atlântica.
Uma ponte que faz divisa entre Ouro Fino e Inconfidentes (pela zona rural, bairro Tanque) também foi danificada. A Defesa Civil de Inconfidentes interditou a ponte e sinalizou o local e ainda uma estrada vicinal de uso comum que dá acesso a uma propriedade rural.
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente dia 18/09/2020, foi realizada uma fiscalização ambiental pela equipe do 3° Gp MAmb – Ouro Fino no mesmo local, fiscalização esta que identificou a irregularidade da construção da barragem, tendo à época sendo lavrado um auto de infração pertinente às infrações identificadas e ainda ficando o local da infração embargado. Porém, ainda conforme informações da polícia, na data da primeira fiscalização não havia um acúmulo considerável de água na barragem.
De acordo com a Polícia, a Fazenda é de propriedade de Delvo Cândido Alves, morador de Ouro Fino e que não se fazia presente no local na data do rompimento da barragem.
A ocorrência se encontra em andamento para apuração de demais crimes ambientais que possam ter ocorridos, pois nos locais por onde a água passou ainda há um certo acúmulo impedindo o acesso da guarnição.