SANTA SARA KALI
Vamos falar um pouco sobre Sara Kali, que é conhecida como a Padroeira do Povo Cigano.
Desde a sua infância, Sara tinha várias intuições. Ela conheceu as palavras do Cristo através de João e, ainda muito jovem, tornou-se seguidora dele.
Sara tinha a pele mais escura e, na época, acreditava-se que ela era uma escrava. Kali significa negra, ou seja, Sara Kali significa “Sara, a Negra”.
Quando iniciou-se a perseguição aos cristãos, Sara, Maria Salomé, Maria Jacobina e Maria Madalena foram jogadas ao mar para que morressem. Como ela conhecia as palavras do Cristo e as seguia, juntamente com as Marias, começou a orar com muita fé e fez a promessa de usar um lenço em homenagem a Cristo caso fossem salvas.
Naquele momento, colocou o lenço em sua cabeça, o vento ficou calmo e a água tranquila e o barco foi levado suavemente, como se estivesse sobre as nuvens, sem tempestades, sem ondas violentas. A fé foi abrindo o caminho de calmaria.
Elas desembarcaram em uma terra chamada Petit Rhône, hoje conhecida como Saint Marie De La Mer, que significa “Santas Marias do Mar”, em homenagem a este acontecimento. Lá, cada uma seguiu seu caminho.
Em uma pequena gruta, Sara acolhia viajantes e ciganos. Assim, identificou-se com a maneira livre e amorosa deste povo e viveu em função de ajudá-los e foi também acolhida por eles.
Sua história e seus relatos nunca foram escritos, pois os ciganos não as escrevem, apenas passam-nas de pais para filhos, de geração para geração.
Sara Kali nunca mais tirou seu véu e viveu uma vida de penitências, de fé e de exemplo, compartilhando o que Cristo havia lhe ensinado.
No dia 24 de maio é comemorado o Dia de Santa Sara Kali.
ORAÇÃO PARA SANTA SARA KALI
“Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes como são os brilhos dos cristais. Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.”