Robôs vão responder processos de benefícios negados da Previdência

A tecnologia de inteligência artificial será utilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após o fim do contrato temporário de funcionários do Gabinete de Crise de Diligências em processos administrativos.

A norma consta em portaria do governo publicada em 16 de maio e cria um grupo de trabalho para implantação do sistema, com objetivo de aumentar a produtividade individual e diminuir filas. 

Os recursos devem ser respondidos em até 30 dias após a negativa do benefício. O trabalhador deve apresentar documentos que comprovem o direito ao provento. 

Os robôs buscarão documentos apresentados na primeira etapa da solicitação, que devem constar do processo de recurso, bem como irão conferir toda a documentação necessária para o processo ter prosseguimento.

Atualmente na entrada do recurso em solicitação pelo pelo aplicativo Meu INSS é cadastrada a petição. 

Após isto o conselho analisador do pedido devolve os autos ao segurado para que o mesmo anexe os documentos. 

A robotização trará agilidade na resposta e identificará possíveis duplicações. 

A inteligência artificial também poderá ser utilizada para cruzar dados com outras plataformas, como CadÚnico ou DataSUS. 

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