JBS investigada nos EUA, Reino Unido e Parlamento Europeu
(Fonte: Terra Brasil Notícias e Revista Oeste)
Segundo o site Terra Brasil e outros portais de notícias, a JBS entrou na mira de três legisladores dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Parlamento Europeu.
Na terça-feira 4, o trio pediu uma investigação das práticas comerciais da companhia de carnes.
“Em um comunicado, o grupo manifestou “crescente preocupação” com as práticas comerciais da empresa brasileira e de suas subsidiárias na Europa e nos EUA. Além disso, o documento citou denúncias de corrupção:
“Na última década, a JBS ganhou evidência por seu envolvimento em ampla gama de atividades criminosas, tendo se declarado culpada de 1,5 mil atos de propina no Brasil, bem como de violações antitruste de fixação de preços.”
Os signatários apelam às agências de Justiça e valores mobiliários de seus respectivos governos para que conduzam investigações sobre as práticas de negócios da JBS, com a finalidade de enquadrar a empresa em alguns critérios.
A declaração argumenta ainda que a JBS se declarou culpada de violar a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior dos Estados Unidos. Além disso, a papelada menciona que a empresa ainda não pagou multas criminais no Brasil.
Assinam o pedido Bob Menéndez, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos; Ian Liddell-Grainger, membro do Parlamento Britânico; e Norbert Lins, eurodeputado e presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu.”