Feriadão e as barreiras de prevenção à COVID
Com o anúncio da antecipação de feriados nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo cidades da região sul mineira instalaram barreiras sanitárias com objetivo de monitorar e orientar sobre o acesso de turistas.
A Prefeitura de Ouro Fino, instalou desde esta quinta-feira (25), barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Medida semelhante ocorreu em maio de 2020, devido ao feriadão de São Paulo.
Em Bueno Brandão, a prefeitura anunciou a instalação de barreira sanitária na principal entrada da cidade, na rodovia que liga Socorro a Bueno Brandão. O município decretou ainda a suspensão de todas as atividades econômicas nos dias 27 e 28 de março e 02, 03 e 04 de abril. Só poderão funcionar serviços essenciais.
Em Pouso Alegre, a prefeitura divulgou a instalação de barreiras sanitárias nesta quinta-feira (25) e na sexta-feira (26) em três locais de acesso a cidade como forma de enfrentamento à Covid-19. Nesses dois dias, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão nos postos de fiscalização e orientação.
As barreiras sanitárias vão funcionar das 7h às 18h e contarão com profissionais da área de saúde para aferir temperatura e orientar a população.
O objetivo das barreiras é investigar e buscar casos possivelmente sintomáticos. Se a pessoa apresentar sinal de febre ou algum dos sintomas, ela será orientada a procurar o serviço de saúde e manter isolamento domiciliar.
Em Borda da Mata barreiras sanitárias foram montadas, desde esta quinta-feira (25) e vão funcionar até o dia 04 de abril.
Essas barreiras com profissionais de saúde estão montadas na entrada da cidade, na MG 290 para quem segue de Ouro Fino, na entrada do bairro Sertãozinho, km 14, também na MG 290 e na entrada do Cervo para quem vem de Pouso Alegre.