A rainha do rock brasileiro, Rita Lee, morre aos 75 anos

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos.

Vítima das complicações de um câncer de pulmão, cantora teve hits que marcaram gerações e foi símbolo na luta contra a ‘caretice’ nos costumes.

A família da cantora divulgou nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

Com mais de 50 anos de carreira, Rita marcou por seu pioneirismo na música e no comportamento. Foi a primeira mulher a tocar guitarra nos palcos do país. Em sua vida pessoal, bem como em suas músicas tratava temas e atitudes que repreendiam tabus, drogas e liberação sexual.

O álbum Rita Lee, também conhecido como Lança Perfume, de 1980 ganhou uma tiragem exclusiva de 500 exemplares numerados em vinil. As oito faixas, Lança Perfume, Bem-Me Quer, Baila Comigo, Shangrilá, Caso Sério, Nem Luxo Nem Lixo, João Ninguém e Ôrra Meu, mudaram a cara do pop e rock no Brasil e transformaram o álbum em um dos mais vendidos do país com mais de 800 mil cópias.

Tranquila até os últimos dias, Rita comentou em 2020, em um depoimento, sobre como encarava a morte: “Peço ao Universo que minha morte seja rápida e indolor, de preferência dormindo e sonhando que estou com minha família numa praia do Caribe”.

Elaine Zorattini

Foto: Página Oficial do Facebook de Rita Lee

Deixe um comentário