6ª Festa da Polenta de Ouro Fino (MG)

Um evento do Rotary com apoio do Círcolo Trentino di Ouro Fino que deverá atrair cerca de 400 pessoas, segundo organizadores.

(Fotos Divulgação Festa, arquivo do Círcolo Trentino di Ouro Fino e Luciana Leal)

A alegria e animação das festas italianas estão de volta a Ouro Fino!

Depois de dois anos a cidade terá a tradicional Festa da Polenta, agora em sua sexta edição. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 400 participantes que terão a bebida, comida e a música típicas.

No cardápio: berinjela, sardela, pão italiano, polenta frita e mole, macarrão e dois tipos de molho, além de vinho tinto suave e animação com um cantor italiano contratado para o evento, que será na Praça da Telemar, próxima ao Santuário São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima.

As famílias homenageadas em 2022 serão Buralli e Ferreira.

A organização é do Rotary. O apoio do Círcolo Trentino di Ouro Fino.

Festa nasceu em 2009

Nos recortes de jornais organizados e colados em uma pasta, a história do Círcolo Trentino di Ouro Fino e da Festa Italiana. A reportagem do Ultra News teve acesso aos documentos através do fundador da entidade e também idealizador da festa, Paulo Henrique Chistè da Silva.

Era 5 de julho de 2009 e 120 pessoas puderam comer, beber, se divertir e lembrar as origens na casa de Márcia Pagliarini e Orley Zerbinatti, na rua Américo Rossi, 42.

“Sem a ajuda da Márcia, que nos abriu as portas de sua casa, esta festa não teria nascido. Márcia foi a grande incentivadora. Ela e Orley receberam 120 pessoas no “1º Encontro da Polenta”. Na ocasião a festa foi totalmente produzida pelo Círcolo Trentino di Ouro Fino. E estavam presentes integrantes do Rotary, que foram convidados para serem parceiros e transformar o encontro em uma festa”, lembrou Paulo Henrique mostrando as reportagens da época.

1ª Festa da Polenta

Dia 10 de outubro de 2009. Agora a Rua Américo Rossi foi interditada para a Festa da Polenta. Mesma rua que em anos anteriores, teria sido usada para outro evento italiano de tradição na cidade, a “Festa Italiana do Círcolo Ítalo-Brasiliano de Ouro Fino”. Ambas com objetivo de reunir famílias descendentes e simpatizantes da cultura e tradição do povo desse país europeu.

“Nós tivemos 350 pessoas nesta festa. Depois tivemos mais duas edições em dois anos seguidos. Houve uma parada de quatro anos e a festa volta em 2016, com edições em 2017 e 2018 até a pandemia. Retornamos, porém agora a festa é organizada pelo Rotary Clube com o apoio do CírcoloTrentino di Ouro Fino”, esclarece.

Recurso da Festa foi destinado para a Santa Casa de Ouro Fino

Círcolos Trentinos em Minas

Em Minas Gerais só existem três Círcolos Trentinos.

O de Belo Horizonte, o de Divino das Laranjeiras e o Círcolo Trentino di Ouro Fino, este último fundado em 28 de setembro de 2007.

A entidade nasceu e funcionava junto com o Círcolo Ítalo-Brasiliano de Ouro Fino.

“A Província Autônoma de Trento representa o povo de origem trentino. Se você não tiver uma comunidade trentina no local, você não é reconhecido pela Província. Temos um governo da Província de Trento e a nossa Associação Trentini nel Mondo, uma ONG na Itália que cuida da cultura trentina no mundo. Eles mandam até recursos para as cidades com entidades representativas. Um exemplo é a piscina de fisioterapia da APAE.

Na cidade temos duas famílias trentinas: Chistè e Bolognani”, explica o fundador da entidade. “Chistè de Stravino Cavedini e Bolognani de Vigo Cavedini”.

De acordo com Paulo Henrique um dos descendentes destas famílias poderia solicitar o Círcolo em Ouro Fino. E foi o que fez.

“Antes da grande Guerra Mundial em 1918 o trentino tinha como capital Innsbruck que hoje é a segunda maior cidade da Áustria. O trentino era anexado ao Império Austríaco. Após a guerra, com o Tratado de Paris, a região de Trentino e Bolzano, foi anexada a Itália, mas a sugestão do governo austríaco foi de dar as regiões com autonomia nas províncias. Se você for lá, verá que ainda há o dialeto trentino que é quase a língua alemã. Em Bolzano os restaurantes são todos em língua alemã, mas italianos hoje”.

Atualmente o presidente do Circolo Trentino di Ouro Fino é Fernando Fleming da Silva, filho da Suzana Chistè.

Deixe um comentário