Nova etapa do PIX

Pagamentos e transferências pelo PIX não precisarão de acesso ao aplicativo do banco. 

A terceira fase de implementação do open banking no Brasil permitirá que as transações entre instituições financeiras sejam feitas em plataforma independente. 

Na prática, o consumidor poderá pagar suas compras, por exemplo, e escolher, entre as opções de pagamento por crédito, débito ou online e PiX, e também a janela do open banking

A opção não se configura como um produto ou meio de pagamento, mas como um sistema. 

Leandro Vilain, diretor-executivo de Inovação da Febraban explica que se o consumidor optar pelo open banking, na mesma janela ele vai logar com o número da conta bancária e autorizar que o sistema use dinheiro do saldo para pagar a conta. 

O valor será transferido por PIX para o comércio vendedor na rede do open banking. 

O serviço deverá ampliar e facilitar o relacionamento dos clientes com instituições financeiras e aumentar a concorrência no setor, avaliam especialistas. 

Para fazer a liberação dos pagamentos a instituição precisa ser regulada pelo Banco Central. 

A facilidade do open banking vai permitir que o cliente pague contratos, como financiamentos de uma instituição financeira sem ter de transferir o dinheiro que está em outro banco. 

Tudo será feito na plataforma única. 

Iniciada em 29 de outubro, a primeira etapa da atualização dos serviços vai até 14 de novembro, disponível para número restrito de clientes indicados pelos bancos e em horário limitado aos dias úteis. 

A segunda etapa vai de 15 a 30 de novembro, com liberação da ferramenta para UM POR CENTO dos clientes pessoa física e o mesmo percentual de pessoa jurídica.  

O horário será ampliado às quintas e sextas-feiras para operação 24 horas. 

A terceira etapa está prevista para dezembro, quando todos os usuários poderão utilizar o open banking por 24 horas, todos os dias da semana e com QR Code. 

Em fevereiro deverá ser concluído o último ciclo de atualização, com liberação do PIX agendado, sem limite de transações. (Agência Rádio 2 de Notícias)

Deixe um comentário