Ser Terapeuta
(Foto: Canva)
Atuo na área de terapia há alguns anos. Sempre estou aprimorando os meus conhecimento e posso afirmar que é preciso cuidar do outro, olhar o outro como um todo e, assim, aplicar a melhor técnica para aquele indivíduo que está confiando suas situações a mim.
Pensei numa famosa frase de Carl Jung para reforçar o que estou falando: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma”.
Há algum tempo, entendi que estamos em meio a uma multidão de pessoas cujo vazio interior é muito grande e todos estão à procura de algo que nem sabem o que é. Nós, terapeutas, mesmo com todo nosso conhecimento, muitas vezes estamos assim também.
Esperamos ser preenchidos por um amor que nos realize, por um político honesto que nos salve, por um professor que nos ensine a passar no vestibular, por uma empresa que reconheça nosso trabalho pagando um salário justo e assim por diante.
Não há nenhum incentivo a olhar para si, para a própria saúde, para sua vida e vivemos buscando esse incentivo o tempo todo, o que nos causa cansaço, ansiedade, depressão, etc.
Porém, às vezes, seguindo um instinto louvável de cuidar dessa sociedade com suas dores e com suas crenças limitantes, muita gente decide ser terapeuta sem antes se curar ou pensar a respeito do que está fazendo. E, então, embarca na lógica da doença como fonte de renda, além de muitas vezes não ter preparo para cuidar de ninguém porque não se cuidou.
Este é o incentivo para sempre estudar, se reinventar e se aprimorar, para que eu possa me curar e estar aberta para curar e auxiliar da melhor maneira o outro e ajudar esse outro a não precisar de terapia porque conseguiu se conhecer e ver suas dores e suas alegrias com mais leveza e, assim, seguir sua vida.
Dessa forma, sigo compartilhando meus conhecimentos e aprendizados para que o meu melhor chegue às pessoas que me procuram e confiam no meu trabalho.
E você, Terapeuta, concorda comigo?
Você que não é Terapeuta já estudou alguma técnica terapêutica para autocuidado ou pensa em estudar?