Baralho Cigano
Por Silmara
Hoje vamos falar, especificamente, do Baralho Petit Lenormand, que é um oráculo composto por 36 cartas.
A origem de seu nome é atribuída à cartomante francesa Marie Anne Adelaïde Lenormand, também conhecida por Madame Lenormand.
Quando se fala em leitura de cartas de um baralho, muitas pessoas têm a ideia de se tratar de uma técnica para saber o que irá acontecer no futuro ou porque algo não está acontecendo como ela queria, fazer previsões e descobrir situações que estavam escondidas ou que a pessoa tem curiosidade de saber.
Existem vários tipos de tarôs, baralhos e técnicas de leitura, e nem sempre o trabalho com eles é feito dessa forma ou com tais finalidades. Eu, por exemplo, uso as cartas como uma técnica terapêutica para o processo de autoconhecimento e também para mostrar os caminhos que podem ser tomados em determinadas situações, sendo assim, várias terapeutas também usam o Baralho para essa finalidade terapêutica e para dar um direcionamento para a situação que o consulente está precisando.
Por meio das cartas do baralho cigano e de técnicas determinadas é possível trazer essa ajuda terapêutica: é como se as figuras das cartas, através da sua linguagem, mostrassem a real situação e qual seria o caminho a ser seguido, tudo isso como uma sugestão para que a consulente decida o que é melhor para ela.
Seja de maneira presencial ou virtual, a pessoa leva ao terapeuta uma ou mais questão da sua vida: como algo que ela não está conseguindo entender, uma situação em que se sente bloqueada ou algo para o qual gostaria de olhar com mais atenção.
E a partir dessa leitura é possível analisar quais as dificuldades que a pessoa está vivenciando e oferecer uma orientação de como se posicionar perante a situação para que tudo ocorra da melhor maneira possível, sempre em alinhamento ao projeto de vida da pessoa e sem julgamento.