Lúpus
O termo médico para essa doença é LÚPUS ERITEMATOSO SINTÊMICO.
Lúpus é uma doença autoimune ou uma doença que começa por causa de um funcionamento anormal do sistema imune.
O Lúpus pode afetar a saúde bucal. Seu efeito é o desenvolvimento de sintomas como lesões agudas (incidência súbita com curto período de duração ou crônicas (perdura por longo período de tempo) dos tecidos moles.
A doença não é adquirida e outra pessoa e não ser transmitida para, entre indivíduos. É o seu próprio corpo reconhecendo parte dele como corpo estranho.
As defesas do seu sistema imunológico atacam várias células. Especificamente, são os anticorpos que protegem o corpo de outros agentes infecciosos.
Os anticorpos atacam o núcleo das células fazendo co que os sintomas apareçam.
SINTOMAS
Os sintomas podem se sobrepor com os de outras doenças autoimunes, podendo incluir erupção na pele sobre o nariz e bochechas, chamado de erupção borboleta. A erupção pode aparecer em outras áreas da pele que estão constantemente expostas à luz solar. Outros sintomas incluem fadiga, inchaço das articulações, febre, perda de cabelos e inflamação do órgãos, incluindo o coração e os rins.
QUEM SOFRE DA DOENÇA?
Normalmente, a doença afeta muito mais as mulheres do que os homens. As mulheres geralmente desenvolvem a doença durante a fase reprodutiva de 20 a 45 anos, e as mulheres de ascendência africana, hispânicos, asiáticas.
Na BOCA há vários tipos de lesões como úlceras (feridas) placas brancas queratóticas e eritemato-escamosas (vermelhas e que forma escamas) localizadas maioritariamente na mucosa jugal (bochechas) palato, língua e lábios, lesões erosivas (escavadas buraquinhos) quelite angular (boqueira), xerostomia (boca seca) severa, periodontite (inflação e mesmo infecções, nos tecidos que suportam os dentes), disfunção temporomandibular (região que une a mandíbula à maxila), neoplasias malígnas (câncer), bem como infecções oportunistas e talengectasias (vasos perceptíveis na face) e quelite lúpica, xerosromia (boca seca), infecções oportunistas afetando:
Mucosa bucal
Palato,
e
Lábios.
Deve ser realizada uma cuidadosa análise e observação clínica pelo médico e dentista, que poderão auxiliar na obtenção de um diagnóstico conclusivo de LES, através de uma intervenção multidisciplinar.
Grande maioria das vezes ,sem o paciente reclamar de nada no resto do corpo, consulta o dentista porque tem processos, sinais que logo o profissional desconfia ser lúpus. Então o encaminha para o médico, exames, para fazer o diagnóstico diferencial com outras doenças.
Para confirmar o diagnóstico de lúpus, o reumatologista pode indicar a realização de alguns exames de sangue e de urina, além da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Os principais exames recomendados são hemograma e exame FAN, que é um exame útil para diagnosticar doenças autoimunes.
Outros sintomas incluem fadiga, inchaço das articulações, febre, perda de cabelos e inflamação dos órgãos, incluindo o coração e os rins.
QUEM SOFRE DA DOENÇA?
A doença é chamada de Lúpus porque alguns cientistas a achavam parecida às formas no rosto como se fossem figuras na fronte dos lobos. Aquela em forma de borboleta. Os dentistas assim chamam também porque nas gengivas aparecem pontinhos como se fossem pequenas mordidas de lobos.