Consumidor no Brasil e no mundo
Se antes as pessoas pouco se importavam, agora os consumidores consideram os danos ao meio na hora em que escolhem um produto e pretendem o levar para casa.
Um em cada três brasileiros prefere pagar mais por um algo produzido de modo ambientalmente correto, segundo pesquisa de 2020 da Confederação Nacional da Indústria.
Esse mesmo levantamento mostrou também que 62% dos brasileiros já boicotaram marcas por desrespeito aos animais e aos direitos trabalhistas, por discriminação de grupos, por crimes ambientais e por posicionamento político.
É o chamado consumo consciente. Um movimento que, na verdade, vai além do momento da compra propriamente dita. É um processo que envolve mudanças de hábito, segundo a gerente de Projetos e Parcerias da eureciclo, Tania Sassioto.
Equilibrar as necessidades individuais e os impactos socioambientais de cada compra é preocupação que deve estar presente em todas as etapas, desde a compra até o descarte de qualquer produto.
Cada vez mais forte, o movimento do consumo consciente tem impactado o mercado de maneira direta.