Política do Café com Leite
Por Consuelo Pitaguary
(Foto de Ouro Fino de 1930 / Memórias de Ouro Fino/Facebook com montagem de xícara de café – canva)
A chamada política do Café com Leite foi instituída em 1899, por Campos Sales, então Presidente da República. Fazia parte dos arranjos da República Velha.
É que nosso país havia contraído vultosos empréstimos internacionais, principalmente, da Inglaterra. É desta época a construção de nossa malha ferroviária pelos ingleses.
Nessa época, Minas era o Estado com maior colégio eleitoral. Então, Campos Sales resolveu combinar com o Presidente de Minas (hoje denominado Governador), o senhor Silviano Brandão, a alternância no poder de candidatos dos dois Estados. Ora, um de Minas; ora, outro de São Paulo, inclusive o respectivo Vice-Presidente.
Esta política garantia ao Estado de São Paulo vultosas quantias aos grandes produtores de café. Do lado mineiro, indicações a cargos públicos importantes e infraestrutura nas cidades.
Segundo historiadores, até a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, por volta de 1930, foi esta a política que norteou a malfadada República Federativa do Brasil. Eu já creio que se estendeu até Juscelino Kubitschek ou até mais.
Ouro Fino, desde então, através de seus políticos com projeção nacional, teve papel central neste “acordo de cavalheiros”.
Mas esta já é outra história, que lhes contarei um pouco mais adiante.