A força e a vez das moradoras do campo
Cada vez mais as mulheres assumem papéis de influência na sociedade, enfrentam desafios e conquistas diárias.
Pensando em formar uma rede de ajuda mútua entre a classe feminina, uma nova semente foi plantada, na noite desta terça-feira (25), na zona rural de Ouro Fino (MG).
Um grupo de mulheres decidiu começar um novo projeto para alavancar seus direitos dentro da sociedade.
O encontro teve por objetivo apresentar uma proposta de se fazer reuniões mensais entre mulheres dos bairros Limas, Feijoal e Penha com intuito de discutir como a mulher pode melhorar seu papel, dentro da família, no trabalho, no campo e na sociedade.
Segundo Bernadete Aparecida dos Reis Barbosa e Daiana Carolina da Silva, autoras do projeto, a intenção é fazer com que a mulher seja valorizada, respeitada e tenha seus direitos garantidos.
Nem sempre é possível estarmos em todo lugar o tempo inteiro. É por isso que ter uma rede de apoio é tão importante: um grupo de mulheres que podem se ajudar e estar lá umas para as outras quando necessário.
O importante é que deve ser um grupo em que todas se sintam seguras para compartilhar suas emoções, dúvidas, falhas e conquistas, sem ter medo de serem julgadas”, comentou Bernadete Aparecida dos Reis Barbosa.
Segundo Bernadete “Cada uma delas desempenha um papel importante e nos incentiva de alguma maneira, seja por suas histórias, pelos exemplos que nos dão ou ainda pela maneira que nos tratam. É com elas que aprendemos a cuidar de todas e de cada uma”.
Numa inauguração simbólica, foi proposto às mulheres presentes, darem ideias de nomes para o novo grupo que se inicia, e que deve se estender por toda a zona rural e cidade de Ouro Fino.
“Também queremos que uma incentive a outra a cuidar da saúde, o corpo, mente e coração , e infelizmente muitas mulheres acabam deixando isso de lado por estarem ocupadas demais, comentou Daiana.
Participaram do encontro Luciana Leme extensionista da Emater de Ouro Fino e Dione, também da Emater, além da vereadora Vânia Aparecida Vieira Couto e do vereador Tiago Bazoli.
(Texto e fotos: Suzete Galvão)