Robôs vão responder processos de benefícios negados da Previdência
A tecnologia de inteligência artificial será utilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após o fim do contrato temporário de funcionários do Gabinete de Crise de Diligências em processos administrativos.
A norma consta em portaria do governo publicada em 16 de maio e cria um grupo de trabalho para implantação do sistema, com objetivo de aumentar a produtividade individual e diminuir filas.
Os recursos devem ser respondidos em até 30 dias após a negativa do benefício. O trabalhador deve apresentar documentos que comprovem o direito ao provento.
Os robôs buscarão documentos apresentados na primeira etapa da solicitação, que devem constar do processo de recurso, bem como irão conferir toda a documentação necessária para o processo ter prosseguimento.
Atualmente na entrada do recurso em solicitação pelo pelo aplicativo Meu INSS é cadastrada a petição.
Após isto o conselho analisador do pedido devolve os autos ao segurado para que o mesmo anexe os documentos.
A robotização trará agilidade na resposta e identificará possíveis duplicações.
A inteligência artificial também poderá ser utilizada para cruzar dados com outras plataformas, como CadÚnico ou DataSUS.