História de Ouro Fino
DR. SILVIANO BRANDÃO – A PRIMEIRA CONSULTA
(Por Ulisses Abreu (12/05/2022. Foto:blog do stoodi)
Tio João de Freitas nasceu e foi criado numa casinha de sapê lá na curva do Rio Mogi, pouco acima da COLÔNIA, hoje INCONFIDENTES.
Poeta nato, bordava seus versos e rimas na batida da enxada, na capina do roçado, ouvindo apenas o canto alegre dos pássaros que o rodeavam.
Dr. Silviano Brandão acabara de se formar em medicina e abriu o seu consultório na pequena, mas vibrante Ouro Fino, onde passou a clinicar.
A chegada de um médico na cidade, formado no Rio de Janeiro, no ano de 1876, foi um acontecimento histórico, que repercutiu por toda a região.
Dr. SILVIANO BRANDÃO nasceu em SANTANA DO SAPUCAÍ (SILVIANÓPOLIS), filho de um homem simples do campo, Sr. José Claro de Almeida e de Dona Ana Isabel Bueno Brandão, mulher firme, impositiva e muito vaidosa.
Dona ISABEL não continha o orgulho de ter formado um filho em medicina, numa época de tantos analfabetos. Desejava receber o primeiro paciente que seu filho ia consultar em Ouro Fino.
Tio João de Freitas parou o animal em frente ao consultório do Dr. Silviano e enquanto o amarra numa árvore, dona ANA ISABEL BUENO BRANDÃO, já na porta, toda orgulhosa e feliz, conserta o cabelo que caia aos olhos, levanta o peitoral e a cabeça, empina o nariz e questiona àquele que seria o primeiro pacientede seu filho:
– O que o senhor deseja?
João de Freitas com a timidez própria do humilde lavrador:
– Quero fazer um consulta com o Sr. Silviano.
Dona Ana Isabel em tom autoritário:
– Respeito é bom e eu gosto, meu senhor. Não gastei tanto dinheiro e tantos mil reis para formar meu filho em medicina para um pacientezinho vir aqui e chama-lo de “senhor Silviano.”
E acrescentou:
– Dobre a língua para chamar o meu filho. Ele se chama DOUTOR FRANCISCO SILVIANO DE ALMEIDA BRANDÃO…
Ulisses Abreu – 12/05/2022