Ouro Fino Berço da Imigração Italiana
(Fotos: Marthinha Reiné Bueno)
Ouro Fino agora é Berço da Imigração Italiana.
O título está na Lei Municipal nº 2.996 aprovada em 16/12/2021, de autoria dos vereadores Paulo Henrique Chistè (PL) e Tiago Bazoli (PL).
Na manhã de sábado (30), no Centro Cultural, a Prefeitura da cidade inaugurou a placa que institui oficialmente o município como o “Berço da Imigração Italiana”.
Estiveram presentes o Prefeito Henrique Rossi Wolf (UB), o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro da Silva (PSDB), o presidente do Círcolo Ítalo-Brasiliano di Ouro Fino, Oberdan Zerbinatti e os vereadores Vânia Aparecida Vieira Couto, Agostinho Muroni, Tiago Bazolli e Paulo Henrique Chistè.
O vereador Paulo Henrique Chistè também é fundador do Círcolo Trentino e “Corrispondente Consolare – Decreto Consular nº 02/2021”.
Sobre Ouro Fino ser considerada “Berço da Imigração Italiana”, Paulo Henrique frisou que o município recebeu muitos imigrantes italianos que tiveram importante papel na formação econômica, arquitetônica e cultural da cidade.
Ainda existe um projeto de Lei, este em tramitação na Assembleia de Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para que Ouro Fino também receba o título estadual. O projeto de lei 3083/2021 é de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e deve ser votado neste ano.